Operação Power OFF Desmantela Esquema de Ataques Cibernéticos

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou a Operação Power OFF nesta quarta-feira, visando desarticular grupos acusados de fornecer serviços ilegais de ataques cibernéticos do tipo “negação de serviço”. Os ataques, que causaram prejuízos e transtornos, tiveram como alvos instituições de alta relevância, incluindo a própria Polícia Federal, o Serpro e o Dataprev, além do Centro Integrado de Telemática do Exército Brasileiro.

O Impacto dos Ataques DDoS

A Operação Power OFF, com mandados cumpridos em São Paulo, São Caetano do Sul, Rio de Janeiro e Tubarão, é um passo crucial no combate a crimes cibernéticos no Brasil. A investigação revelou que as plataformas ilegais ofereciam, mediante pagamento, a qualquer pessoa – mesmo sem conhecimento técnico – a possibilidade de contratar ataques de negação de serviço (DDoS). Esses ataques, que visam sobrecarregar servidores e redes com tráfego malicioso, podem causar a indisponibilidade de serviços essenciais e graves prejuízos financeiros e de imagem para as vítimas.

Além disso, a colaboração com o FBI demonstra a dimensão internacional do problema e a necessidade de cooperação entre agências de segurança para combater efetivamente o crime cibernético. A investigação identificou que os serviços ilegais eram hospedados em servidores de nuvem distribuídos em diversos países, permitindo que agentes de todo o mundo utilizassem as plataformas para realizar ataques em larga escala. Vale destacar que foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, mostrando a seriedade da operação.

Entenda o Ataque de Negação de Serviço (DDoS)

Um ataque de negação de serviço, conhecido como DDoS (Distributed Denial of Service), é uma tentativa maliciosa de tornar um servidor, site ou rede indisponível para seus usuários. Isso é feito sobrecarregando o alvo com tráfego falso e excessivo, vindo de múltiplas fontes, impedindo que ele responda a solicitações legítimas. Em outras palavras, é como se uma grande multidão bloqueasse a entrada de uma loja, impedindo que os clientes entrem e façam suas compras. No mundo digital, o DDoS pode causar grandes prejuízos financeiros, interrupção de serviços e danos à reputação de uma empresa ou instituição.

O que vem por aí

A Operação Power OFF continua em andamento, com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na criação e utilização das plataformas ilegais. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa e interrupção ou perturbação de serviço telemático de utilidade pública, previstos na legislação penal brasileira, o que pode resultar em penas de prisão e multas elevadas. As autoridades alertam para os riscos de contratar serviços de ataques cibernéticos e reforçam a importância de investir em segurança da informação para proteger sistemas e dados.

Para mais informações, continue conectado no Portal Conectados.

Related Posts

  • All Post
  • Esportes
  • Geral
  • Lifestyle
  • Música
  • Política
  • Popular
  • Região
  • Sete Lagoas
  • Sport
  • Technology
  • Travel
  • Trending
  • Últimas notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Popular Posts

No Posts Found!

© 2025 Created with Íkaro Souza

Find Your Way!

Categories

Tags

Menu