casa-moema

São Paulo/SP – Três policiais militares foram presos em flagrante na capital paulista após a morte de um criminoso já rendido. O caso, ocorrido na última sexta-feira (5) em Moema, zona sul da cidade, está sendo investigado pelo DHPP. A ação policial se deu em resposta a um roubo em andamento, culminando na morte de um dos suspeitos após ser baleado.

O que as imagens revelaram?

A ocorrência teve início quando equipes da Polícia Militar se depararam com quatro indivíduos, com idades entre 17 e 21 anos, durante um patrulhamento na área de Moema. Segundo o boletim de ocorrência, três dos suspeitos foram prontamente detidos, enquanto um quarto indivíduo foi atingido por disparos de arma de fogo. O suspeito baleado não resistiu aos ferimentos e faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Mariana, para onde foi socorrido.

Além das prisões e do óbito, a polícia apreendeu armas, munições, outros objetos supostamente utilizados na prática do crime e o veículo que o grupo utilizava. Contudo, o ponto crucial da investigação reside nas imagens capturadas pelas Câmeras Operacionais Portáteis (COPs) dos policiais envolvidos. As gravações revelaram o momento exato em que um dos criminosos, já rendido e desarmado, é alvejado. Diante da gravidade das imagens, os três policiais foram autuados em flagrante por homicídio decorrente de intervenção policial.

O posicionamento da Secretaria de Segurança Pública

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, ao ser procurada pela CNN Brasil, informou que as armas dos policiais foram recolhidas e que os mesmos foram encaminhados ao Presídio Militar Romão Gomes. A SSP enfatizou, em nota oficial, que a Polícia Militar “não compactua com excessos ou desvios de conduta e que atua com rigor para responsabilizar aqueles que violam as leis ou os protocolos institucionais.” Este caso reacende o debate sobre o uso de câmeras corporais por policiais e a necessidade de protocolos claros para intervenções.

O que vem por aí

A investigação do DHPP segue em curso, buscando esclarecer todos os detalhes do ocorrido e determinar as responsabilidades dos policiais envolvidos. O Ministério Público também deverá se manifestar sobre o caso, podendo oferecer denúncia contra os PMs. O futuro do caso, e dos policiais, está agora nas mãos da justiça.

Para mais informações, continue conectado no Portal Conectados.

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu